quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Organização do Laboratório - Parte I - Limpeza

Vamos fazer uma sequência de postagens sobre organização laboratorial para encontrarmos meios de tornar o ambiente que utilizamos e nosso trabalho mais efetivo.
Quando nos preocupamos com alguns itens como asseio, organização de equipamentos e suprimentos, disposição de itens nas bancadas e etc, economizamos tempo e evitamos diversos erros que podem ocorrer, estes citaremos ao longo das postagens. Caso você utilize alguma maneira diferente do que dito aqui, por favor entre em contato para que possamos adicionar suas idéias as postagens tornando-as mais ricas!



Limpeza

Provavelmente não seja você que limpe o laboratório, varrendo, lavando as bancadas e tirando o lixo mas existem algumas coisas que dependem de você e devem ser fiscalizadas para que a ordem seja mantida.
Infelizmente já me deparei com alguns laboratórios em condições precárias de higiene (pode parecer absurdo mas é verdade). Materiais que você não consegue discernir se estão limpos e prontos para uso, em processo de lavagem ou sujos. Bancadas que após a rotina não são totalmente limpas deixando resíduos das amostras que ali foram processadas. Corantes por toda parte onde parecem que estão "colorindo" o laboratório inteiro e não somente ao que foram destinados, e muito outros absurdos que facilmente podemos ver por aí....

Lixo

No Brasil estamos iniciando a conscientização de coleta seletiva do lixo como plásticos, vidros, material orgânico, metais..... No laboratório, especialmente na área técnica devemos separar pelo menos o material infectante do "não-infectante" parece óbvio mas isso vai além da segurança no trabalho (que é de longe o mais importante motivo).

O lixo infectante que jogamos no saco branco leitoso na grande maioria dos municípios é pesado antes de ser lançado no caminhão que o leva até as empresas que processam este material, portanto, pagamos pelo lixo descartado. Alguns profissionais não dão importância para isso mas imagine, por negligência alguém lança em um saco branco leitoso centenas de fichas de pacientes (parece que não mas papel pesa!) todas estas fichas também serão contabilizadas como material infectante.

Óbvio que jamais podemos fazer o contrário! Mais informações sobre descarte de lixo podem ser encontrados aqui.

Materiais Reutilizáveis

Esta é uma parte que sou totalmente contra, pois alguns materiais como tubos, ponteiras e lâminas deveriam ser utilizados uma vez e jamais serem lavados mas sim descartados. Estes materiais são muito baratos e se formos contabilizar os gastos com a lavagem destes talvez fosse maior do que a compra de novos como sugerimos. 

Pense nisso: some o preço de profissionais no setor de lavagem, o tempo gasto por eles, água, detergente, hipoclorito e o espaço destinado a este setor!

Onde trabalho não reutilizamos esses materiais. Os tubos de vidro foram substituídos pelos de plástico descartáveis para a grande maioria das análises, as lâminas são utilizadas somente uma vez e as ponteiras também. 

As ponteiras são as piores, normalmente após a lavagem encontramos muitas praticamente destruídas e isso em uma rotina grande pode passar desapercebido gerando resultados enganosos. As lâminas para hematologia também ficam cada vez piores, cheias de riscos, incomparáveis as recém retiradas da caixinha! 

Infelizmente o preço pago pelos exames hoje em dia leva muitos laboratórios e reutilizar esses materiais (apesar do gasto ser maior a longo prazo), mas já que vão reutilizá-los então que seja feito corretamente!

Neste caso procure manter sempre locais claramente identificados para o acondicionamento antes da lavagem ex. "Lâminas", "Tubos/Hipoclorito" para que todos saibam que ali estão materiais que terão como próxima etapa a lavagem. Não utilize potes distribuídos pelo laboratório onde podem ser confundidos com outros "objetos não identificados".

Bancadas e Pias

Devem estar sempre limpas principalmente após a utilização.

Vamos pensar em uma das piores, a de parasitologia! Não é porque ali são preparadas amostras de fezes, que esta deve ser como aqueles banheiros públicos que vêem água uma vez por mês e ainda quando chove pelas goteiras (kkk). Procure deixar sempre uma pisseta com álcool ou hipoclorito por perto e após o preparo dos métodos que serão utilizados limpe as bancadas. Faça o mesmo com o outros setores e mantenha tudo sempre limpo.

Sempre atente as dependências do laboratório que são limpas por agentes de limpeza. Caso necessário chame-os para que possam resolver algum problema ocorrido e em caso de emergência, se possível providencie você mesmo os "primeiros socorros"!

Roupas/Uniformes/Jalecos

Antes de mais nada precisamos cuidar de nós, das nossas roupas. O que adianta trabalhar naquele laboratório perfeito e você não condizer com aquele ambiente? E aquele jaleco deixado na técnica que já esta ficando duro pois faz uma ano que não é lavado!

A um tempo atrás estive em uma empresa auxiliando na coleta dos exames periódicos e alguns funcionários nos relataram sobre outro laboratório que esteve lá no ano anterior. Uma delas disse o seguinte: "...quando sentei na cadeira, a mocinha colocou isso no meu braço (garrote) e como tenho medo não fiquei olhando. Quando ela terminou eu olhei no meu braço e enquanto ela tirava a agulha vi que a luva dela estava suja de sangue e não parecia ser meu, estava seco!"

Não existe organização sem limpeza, pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário