domingo, 16 de outubro de 2011

Tubo Trace - Metais Pesados

Em nossa rotina laboratorial é notória a utilização de diversos tipos de tubos contendo anticoagulantes ou não, cada um destinado a alguns tipos de exames como EDTA, fluoreto, citrato de sódio, heparina, ativador de coagulo e etc.
Neste post vamos atentar para o chamado Tubo "Trace" que se diferencia do restante por serem de vidro e inertes, ou seja, não possuem substâncias em sua estrutura capazes de reagirem com a amostra acondicionada.



Utilização

O tubo trace é utilizado para a coleta e transporte de amostras que serão utilizadas para a análise de metais como alumínio, zinco, cromo, chumbo e selênio.

Coleta e Manipulação

Os laboratórios de apoio fornecem kits para a coleta e envio de material, estes kits devem conter 2 tubos um maior (13x100mm) e outro e menor (13x75mm) ambos sem aditivos, de vidro e inertes.

Kit fornecido para dosagens de metais


O tubo maior é utilizado para a coleta preferencialmente à vácuo de para evitar o contato com seringas de plástico que podem "contaminar" a amostra e produzir resultados falsamente elevados. Após a coleta, não é necessário homogeneizar pois o tubo não possui ativador de coágulo e o tempo entre coleta e centrifugação deve ser de no mínimo 2 horas. Caso necessário (em dias mais frios) leve os tubos contendo amostra a uma estufa ou ao banho-maria a 37°C para auxiliar na retração e evitar a gelificação do soro.
Depois de centrifugar, transferir o soro para o tubo menor vertendo o maior sem deixar que partes do coágulo se desprendam e cheguem até o tubo menor que será enviado ao apoio. Não utilizar luvas de látex e pipetas para a separação do soro pois as ponteiras são plásticas e também podem contaminar a amostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário