quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Infância x Alergias


Estima-se que o país está cada vez mais alérgico!!!
Se compararmos nossas crianças, jovens e adultos até aproximadamente 30 anos de idade com nossos pais e avós podemos verificar o como se acentua os casos de alergia em nossa geração.

Antigamente eram poucos os conhecimentos sobre transmissão de bactérias e vírus, como eram formados e como se instalavam em nós humanos. A maioria de nossos avós viviam em área rural durante sua infância, tinham contato com muitos animais e terra... Muita terra!
Comiam das verduras cultivadas no quintal de casa, tomavam leite tirado pela manhã direto da vaca (pode paracer mentira mas é verdade) e estavam acostumados a andar descalços pela casa.
Eles tinham muito contato com o mundo, ter caxumba e sarampo era normal aliás era bom. A vó sempre falava, anda descalço menino "pra pegar resistência".
Hoje a realidade é bem diferente, andamos de sapato até dentro de casa que aliás muitas não tem nem um pedaço de terra a vista. As verduras são compradas no supermercado e quando chegam em casa aprendemos que é preciso lavar muito bem, os alimentos com casca ficam quase sem de tanto esfregarmos com aquela escovinha e por aí a fora...
Os remédios eram somente os necessários ou melhor dizendo os que tinhamos, pois muitas coisas eram tratadas com chás feitos de plantas alí do quintal também como boldo e hortelã.
É claro que dessa forma conseguimos evitar muitas doenças, principalmente as parasitoses intestinais que também eram muito comuns. Mas nos deparamos com um problema, nosso sistema imunológico não sai de fábrica com memória para os mais diversos tipos de doenças. Precisamos forma-lo e se olharmos para a nossa vida hoje em dia vamos perceber que nossas crianças não estão tendo contato com praticamente nada, o cuidado tem sido muitas vezes exagerado.
Um estudo realizado na Universidade de Copenhagem demonstrou que crianças que tinham uma população bacteriana menos diversificada no trato gastro-intestinal era muito mais suceptível e serem adultos alérgicos e com um sistema imunológico menos competente.
Acredita-se que até o parto normal influencia nesse "aprendizado imunológico" pois a criança ao nascer acaba tendo um primeiro contato com mundo menos artificial ja que esta encontra as primeiras bactérias vindas do retro da mãe.
Claro que não vamos sair por aí consumindo alimentos sem higienização e acabar com nossos hábitos de limpeza, mas não podemos super-proteger as crianças do mundo, ou seja, não podemos formar humanos imunológicamente fracos que serão eternamente dependentes de medicamentos e tratamentos anti-alérgicos. Nem todas as alergias provém deste tema, algumas são desencadeadas até mesmo pelo estresse porém, conseguimos verificar uma diferença entre nossas gerações e também entre as crianças do estudo assim, devemos nos cuidar mas também ponderar este cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário