segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Câmara e Ministério da Saúde preocupados com casos de Anemia Falciforme


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados vai apresentar ao Ministério da Saúde um conjunto de sugestões para melhorar o diagnóstico e o tratamento da anemia falciforme.
Entre as sugestões estão a inclusão do diagnóstico da doença no teste do pezinho e a massificação de campanhas informativas para a população e para os médicos.


"O primeiro passo é uma qualificação dos próprios profissionais da saúde. Há casos em que portadores da doença chegam ao hospital e não são diagnosticados. A doença tem uma incidência muito grande no Brasil. São quase três mil pessoas por ano que nascem com essa doença no País”, afirmou o deputado Ricardo Quirino (PRB-DF), em audiência pública realizada em maio.

O coordenador-geral da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes, Altair Lira, lembrou que é preciso fazer com que o volume de informações científicas acumulado sobre a doença seja transformado em políticas públicas capazes de beneficiar os portadores da doença.

A consultora Silma Maria de Melo, da área de políticas nacionais para doenças falciformes do Ministério da Saúde, explicou que uma das iniciativas mais importantes é a inclusão da anemia falciforme entre as doenças detectadas pelo teste do pezinho. "Quando você tem o diagnóstico precoce, você então vai trabalhar para que as pessoas tenham qualidade de vida e sejam acompanhadas nos serviços de referência de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde."

Infelizmente nos deparamos com esses problemas em nosso país, grande parte da população não tem conhecimento de doenças que pelo alto número de casos são comuns em nosso meio. Não podemos apenas nos preocupar com HIV, Hepatite e Dengue. Existem doenças que de forma sútil estão dizimando a população ou então tornando pessoas dependentes de medicamentos e com perda de suas funções no mundo. Precisamos melhorar nossas pesquisas, investir mais na capacitação de nossos profissionais, mão-de-obra temos nos faltam meios!

Fonte: Labtests

Nenhum comentário:

Postar um comentário