sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Descarte de Materiais Infectados

Hoje li em uma reportagem do Estado de São Paulo a respeito de materiais perfurocortantes que são utilizados nas residências e acabam por serem desprezados de maneira errada. Calcula-se que cerca de 1 milhão de seringas cheguem aos aterros sanitários por dia e sejam tratadas como lixo comum!

Nos ambientes hospitalares (incluindo clínicas, laboratórios e consultórios) utilizamos os famosos "Descarpacks" que nada mais são que caixas de papelão reforçadas dotadas de símbolos do tipo infectante e uma sacola plástica que protege seu interior. Essas caixas após serem preenchidas com materiais perfurocortantes são lacradas e armazenadas ao aguardo da coleta específica realizada pela prefeitura que se responsabiliza em descartar de maneira correta este tipo de lixo.
Em alguns países estas "caixas" são fornecidas gratuitamente a pacientes diabéticos (por exemplo) que fazem as aplicações de insulina em sua residência.








Essas caixas não são caras, uma de 7lts semelhante a da foto acima custa em torno de R$3,00 e são facilmente encontradas em lojas de produtos médicos. Caso não seja possível pode ser utilizado uma embalagem de plástico duro como exemplo galões de produtos de limpeza, aqueles de 5lts (desinfetante, cloro) e quando estiverem cheios basta fechar com a própria tampa do galão e encaminhar a um serviço de saúde mais próximo de sua casa, pode ser a um Posto de Saúde ou Hospital. Não deve ser utilizado garrafas pet, não são resistentes e podem causar acidente, outro ponto importante, jamais descarte em lixo comum!







Algumas pessoas infelizmente não recebem essas orientações quando precisam fazer uso destes materiais e acabam não fazendo o correto, divulgue essas informações, vamos fazer a nossa parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário