quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Visualizadores de Veia

Visualizadores de Veia

Utilizados por alguns laboratórios, tem se mostrado útil nos momentos mais difíceis das punções venosas.
Chamados de visualizadores de veia, transiluminadores ou iluminadores transdérmicos são equipamentos dotados de diodos emissores de luz mais conhecidos como leds cuja luz é absorvida pela hemoglobina eritrocitária, possibilitando a visualização de vasos sanguíneos e facilidade nas punções venosas principalmente em pacientes obesos, crianças e afrodescendentes.









Diariamente nos deparamos com diversos tipos de veias, as mais calibrosas e superficiais (de fácil visualização e percepção táctil), veias mais finas (sem visualização porém perceptíveis ao toque) e algumas que não são visíveis e dificilmente reconhecidas.
Essas veias difíceis de serem encontradas podem ser facilmente detectadas com o auxílio destes visualizadores diminuindo drasticamente o erro e necessidade de novas punções.









Sabemos que a utilização de torniquete se faz necessária para a identificação dos vasos a serem pulcionados porém, alguns profissionais ultrapassam a recomendação de 60 segundos e isso gera diversas interferências nos resultados finais como diminuição das populações celulares no hemograma (principalmente plaquetas) e alterações nas provas de coagulação. Visando diminuir estes ocorrentes, alguns trabalhos descrevem a utilização destes visualizadores sem a necessidade de torniquete eliminando estes interferentes.

Hoje existem vários modelos incluindo versões para utlização em pacientes pediátricos e por experiência posso atestar que são muito úteis!
A foto abaixo foi retirada do site da empresa Duan Internacional do Brasil demonstrando os 5 cinco modelos ja comercialiazados.









Os primeiros a serem fabricados eram apenas com leds na cor vermelha, auxiliam muito na visualização porém já existem novos modelos que além dos vermelhos possuem alguns leds em verde, que segundo os fabricantes melhoram a visualização em luz ambiente.

Em uma rápida busca pela internet encontrei preços variando entre 500 e 600 reais, um pouco salgado para distribuir para todos os profissionais responsáveis pela coleta mas com certeza vale cada centavo ter um exemplar destes, um ótimo custo benefício para o laboratório.
















Profissional bem treinado + tecnologia a seu favor = qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário