terça-feira, 22 de maio de 2012

Mobilização contra o Ato Médico - Participe



Você acadêmico ou profissional da Área da Saúde venha participar da Mobilização Nacional contra o Ato Médico, que será realizada em Brasília, no dia 30 de maio, às 9h, na Esplanada dos Ministérios - em frente ao Congresso Nacional..
Será um momento de união e luta pelos direitos dos profissionais de saúde e da população, merecedora de atendimento de qualidade e de acesso aos serviços integrais de saúde.
 
A mobilização é organizada pelos Conselhos Federais de Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Óptica e Optometria. Contará com participação de estudantes e profissionais que deverão trajar camiseta preta e calçajeans.
 
As entidades são contra a aprovação do projeto, que tramita há 10 anos no Congresso Nacional, e trata da regulamentação do exercício da Medicina, além de definir quais atividades e procedimentos são exclusivos dos médicos. Entre os profissionais prejudicados estariam: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, ópticos e optometristas, nutricionistas e psicólogos.
 
A reivindicação não se refere à regulamentação da Medicina, mas sim à modificação do texto pela interpretação de que o projeto pode fixar reserva de mercado aos médicos, além de restringir as atividades dos outros profissionais da área da saúde.
 
Os profissionais acreditam também que o Ato Médico fere a liberdade e autonomia da população de poder escolher de qual profissional deseja receber atendimento, bem como, priva os usuários do livre acesso aos serviços de saúde.
 
Participe!!!

Fonte: coffito.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário